Filo Rotifera
Por Rktiko - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Habrotrocha_rosa_1.jpg#/media/File:Habrotrocha_rosa_1.jpg
Os rotíferos são animais aquáticos e microscópicos de morfologia variada com uma coroa de cílios que rodeiam a sua bova, suas dimensões podem variar entre 40 a 2000 um. São frequentes em ambientes aquáticos dulcícolas. Podem ter formas livres natantes, sésseis e parasitas.
Seu corpo é dividido em: cabeça. tronco e pé.
A cabeça vai abrigar a característica coroa de cílios, o tronco determina sua forma geral e o pé pode ou não ser segmentado, podendo se retrair para fixação em algum substrato.
O mástax é a faringe muscular dos rotiferos cujo a principal função é de triturar os alimentos pré digestão, funcionam como uma tesoura e podem ser modificados para perfurar o alimento. O mástax é composto por trofos e podem variar de acordo com o tipo de nutrição da espécie.
Sistema nervoso: observa-se um cérebro pequeno, localizado acima do mástax com nervos dispostos pelo corpo, possuem um órgão retrocerebral com duas glândulas de ambos os lados de um saco medial.
Podem apresentar um ciclo de vida simples com ovos diplóides ou vários tipos de ovos: amíctico, mítico e ovo dormente.
Realizam a criptobiose.
Principais Classes:
Bdelloidea
- Vida livre;
- Habitam ambientes que periodicamente os expõem a condições fisiológicas estressantes.
Monogononta
- Vida livre sésseis;
- Tubos protetores;
- Corona pobremente ciliada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário