Filo Porifera
Por Dlloyd - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:SpongeColorCorrect.jpg#/media/File:SpongeColorCorrect.jpg
Provavelmente o filo animal mais antigo existente (BRUSCA). Todos os poríferos são sésseis (fase larval pode ser móvel) e aquáticos. Os adultos são assimétricos ou possuem eixo apiscobasal bem definido, simetria anteroposterior nas larvas. Algumas espécies apresentam células com junções aderentes porém sem junções comunicantes. Apresentam os coanócitos - células flageladas que digerem a água através de canais e câmaras, formando o sistema aquífero.
Estruturas de carbonato de cálcio ou dióxido de carbono compõem as espículas. O ósculo (cílios primários) é o seu único órgão sensorial utilizado para detectar variações no fluxo de água.
Possuem alto poder regenerativo devido aos arqueócitos.
Podem se reproduzir:
Assexuadamente via brotamento e gêmulas - agregados de células essenciais;
Sexuada com os gametas masculinos originados e transportados pelos coanócitos até o óvulo (originado do arqueócito ou coanócito).
Quanto as formas corporal dos poríferos:
Asconóide: Forma simples, pequena e tubular de superfície perfurada por poros e cavidade interna (espongiocele) que se abre no exterior através do ósculo.
Siconóide: Parede do corpo se dobrando formando bolsas, e nesses canais flagelados se encontram os coanócitos.
Leuconóide: Espongiocele em formato de pequenos canais aquíferos, canais flagelados dispostos em formas de câmaras flageladas, alto grau de dobras.
Principais Classes:
Calcarea
- Espículas de carbonato de cálcio;
- Sem fibras de espongina;
- Espículas silicosas com seis pontas;
- Espículas fusionadas;
- Espículas silicosas, fibras de espongina;
- Leuconóides e irregulares;
- Espículas silicosas, fibras de espongina e câmaras de carbonato de cálcio;
- Leuconóides;
Nenhum comentário:
Postar um comentário