Onychophora
Por Thomas Stromberg - Obra do próprio, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=301790
O grupo de animais conhecidos como "vermes aveludados" atualmente tem um total de 200 espécies descritas. São considerados "fósseis vivos" por terem mudado pouco com o passar do tempo. Os onicofóros possuem uma cutícula fina e não esclerotizada com uma provável segmentação teloblástica. Sua parede corporal possui camadas musculares laminares, sendo que seus músculos são isolados em faixas e suas pernas são lobopodais.
Vivem em ambientes úmidos nos chamados folhiços e em períodos secos permanecem em tocas protetoras - ficam inativos. Vivem por vários anos e realizam ecdise.
Se locomovem via pares de pernas com garras terminais e espinhos múltiplos.
Apresentam hemocele.
As espécies carnívoras se alimentam de pequenos invertebrados. Capturam a presa através de glândulas de muco, lançando um adesivo por meio de correntes potentes. Sua mandíbula agarra e despedaça a presa, glândulas salivares liberam secreção que ajuda na digestão parcial da presa. Possuem um intestino longo com faringe e esôfago, nesse intestino ocorre digestão e absorção de alimento.
Possuem um sistema circulatório aberto com 1 par de óstios em cada segmento. Coração tubular aberto nas duas extremidades dentro de um seio pericárdico.
Constituem duas famílias:
Peripatidae - Circuntropical;
Peripatopsidae - Região temperada do hemisfério sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário