Filo Nematoda
Por Agricultural Research Service, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Soybean_cyst_nematode_and_egg_SEM.jpg#/media/File:Soybean_cyst_nematode_and_egg_SEM.jpg
Os nematoides são metazoários não segmentados de corpo cilíndrico e alongado revestido de uma cutícula muito resistente composta de quitina. Apresentam vida livre podendo ser encontrados em ambientes marinhos, dulcícolas ou terrestres.
São animais blastocelomados vermiformes, não segmentados, triploblásticos, bilateralmente simétricos.
Órgãos sensoriais: Anfídeos - órgão sensorial cefálico singular. Fasmídeos - órgão sensorial caudal.
Seu sistema digestivo é completo composto de estruturas orais dispostas sem padrões radialmente simétricos.
Os hábitos alimentares dos nematoides são diversos, podendo ser depositívoros diretos, detritívoros e microcatadores. Os do tipo parasita apresentam uma estrutura oral especializada chamada estilete.
Os nematoides apresentam grande variedade morfológica em sua cavidade bucal, apresentam um ânus subterminal sendo que nos machos o reto se abre dentro da cloca. A digestão ocorre por glândulas esofágicas e por enzimas secretadas pelo revestimento do trato digestão. Realizam trocas gasosas por difusão.
Se reproduzem de forma sexual e assexuada (partenogênese), a fecundação ocorre de forma interna e observa-se também dimorfismo sexual, mas também podem ser hermafroditas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário