Kinorhyncha

 Filo Kinorhyncha


Os metazoários deste filo são caracterizados por serem animais triploblásticos bilateralmente segmentados com trato digestivo completo. Possuem um corpo blastocelomado dividido em cabeça, pescoço e tronco. Sendo que a cabeça é formada por um cone oral e um introverte com escálides. Os segmentos do corpo destes animais são formados por anéis cuticulares completos.
Sua epiderme celular não apresenta cílios locomotores, no oitavo segmento, se encontra um par de protonefrídeos. Vivem em hábitats marinhos bentônicos.
Sua sustentação é baseada em placas rígidas do exoesqueleto cuticular. A movimentação é realizada pela capacidade de flexionar e torcer os pontos de articulação entre os segmentos adjacentes, a musculatura do tronco segmentado facilita os movimentos das placas cuticulares articuladas ao longo do eixo anteroposterior. Quando estes não apresentam cílios externos, a escavação é feita pela extensão da cabeça para dentro do substrato, ancorando os espinhos anteriores e puxando o restante do corpo pra frente.
São depositívoros diretos. Sua circulação é realizada pelos movimentos do corpo, não apresentam sistema circulatório e respiratório especializados. Sua troca gasosa ocorre por difusão. Seu sistema excretor é composto por um par de protonefrídeos soleócitos.
Sistema nervoso:
Relativamente simples, composto por 10 gânglios conectados formando um anel ao redor da faringe. Apresentam também dois cordões nervosos mesoventrais. Possuem manchas oculares microvilares. 
Receptores sensoriais: cerdas, espinhos e manchas sensoriais no tronco.
São seres gonocorísticos com sistema reprodutivo simples. Machos tem gonóporos associados a espinhos penianos e nas fêmeas as gônadas incluem células germinativas nutritivas.             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apresentação!

  Por que esse formato? Este pequeno blog é a maneira que apresento meu portfólio para a disciplina de Metazoários Basais ministrada pela pr...