Crustacea
Por Failde, J. - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=79765527
Os crustáceos possuem uma grande diversidade de formas, hábitats e dimensões. Já foram descritas mais de 70 mil espécies de crustáceos, sendo que a maioria é de ambiente marinho.
Os integrantes desse grupo vão apresentar simetria bilateral, com cabeça, tórax (cefalotórax) e abdome como principais segmentos. Apresentam também apêndices modificados: dois pares de antenas, um par de mandíbula e dois pares de maxilas. Além de apresentarem ocelos simples ou compostos.
Uma das principais características desse grupo é o exoesqueleto de carbonato de cálcio (carapaça), tal característica sofre o processo de muda e ecdise.
Sua locomoção pode ser do tipo natação, escavação e rastejamento. As trocas gasosas dos crustáceos acontecem através da parede do corpo ou das brânquias.
O sistema circulatório é aberto, a hemolinfa contém hemocianina.
Apresentam um sistema digestivo completo e sistema excretor com glândulas antenais.
Sistema nervoso: central com órgãos sensoriais. Cerdas tatéis nas extremidades das antenas e peças bucais servem para olfato e paladar. Os estatocistos servem para manter o equilíbrio e orientação dos crustáceos.
São dioicos, com desenvolviemento direto e indireto. Fecundação externa - incumbam ovos. As fases larvais podem ser de Náuplio, Protozoé e Zoé.
Os crustáceos apresentam uma diversidade de classificações com 11 classes e 4 ordens:
Classes:
Cephalocarida, Branchiopoda, Remipedia, Mystacocarida, Branchiura, Copepoda, Tantulocarida, Thecostraca, Pentastomida, Ostracoda e Melacostraca.
Ordens:
Isopoda, Amphipoda, Ephausiacea e Decapoda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário